quarta-feira, 26 de março de 2014

ENTREVISTA COM JEFERSON BETARELLO

Entrevista com Jeferson Betarello

Nosso entrevistado fala do trabalho voluntário dentro do Movimento Espírita.

Como acolher e motivar o trabalhador voluntário.

Jeferson Betarello

Palestrante, pesquisador, escritor e consultor.


Como palestrante tem recebido convites de diversas Casas Espíritas da Capital e do Interior de SP. Atua como consultor da USE Regional SP e colaborador do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo (CCDPE-ECM) e da Associação dos Divulgadores do Espiritismo (ADE-SP).

Pesquisador e Mestre na área de Ciência das Religiões, autor do livro Unir para Difundir - o impacto das federativas no crescimento do Espiritismo.

 Foi Diretor do Departamento do Livro da USE/SP, Diretor de Pesquisa do CCDPE-ECM.


CEAK News – como você vê o Movimento Espírita da atualidade?

J. Betarello - Vejo uma coisa linda! Vejo pessoas trabalhando, doando o que têm de melhor, buscando melhorar, buscando servir. Acolhendo e amparando, compartilhando experiências, propagando a doutrina espírita que abraçamos como um guia para as nossas vidas. Vejo a USE se empenhando em dinamizar as atividades e a confraternização entre as casas espíritas, buscando manter a qualidade dos estudos, a reflexão diante dos desafios da atualidade.

CEAK News – você é pesquisador espírita e sua tese de mestrado na área da ciência das religiões foi baseada no Espiritismo. Qual a conclusão que você chegou?


J. Betarello - Espiritismo se consolidou como uma expressão religiosa respeitada na sociedade brasileira, com identidade própria e alinhada com a proposta original de Kardec. Também concluí que há necessidade de reflexão diante dos desafios da atualidade para que possamos crescer com qualidade em termos de quantidade de espíritas.

CEAK News – A participação do voluntário dentro das Casas Espíritas é de fundamental importância para que os trabalhos se desenvolvam. O que você pode nos falar a respeito?

J. Betarello - O Movimento Espírita este totalmente fundamentado no trabalho voluntário. Eu sou voluntário, você e todos aqueles que estão lendo esta entrevista e colaboram com os trabalhos das casas espíritas são voluntários. Portanto, é muito importante refletirmos sobre o trabalho voluntário.

CEAK News – Os dirigentes e coordenadores de atividades sempre tem dificuldade em despertar o interesse e manter os que já são voluntários.   Você fará um seminário sobre o Voluntário Espírita no CEAK de Holambra.  Neste seminário serão abordadas formas a serem utilizadas para conscientização da importância de ser voluntário e como as instituições espíritas devem agir?


J. Betarello - Pretendo fazer algo dinâmico, um diálogo para trocarmos experiência e produzirmos conhecimento e ações que possam ser aplicadas a cada realidade. Não gosto do formato unidirecional do tipo aula ou palestra. Afinal, somos voluntários, então sabemos ou deveríamos saber o que nos motiva e o que nos incomoda, as dificuldades de cada um podem ser compartilhadas para termos um panorama sobre o tema e daí, com apoio teórico, apontarmos caminhos. Penso que será uma excelente oportunidade para fazermos algo rico em termos de troca e aprendizado. Para mim será, estou certo. Aguardo os espíritas da região para passarmos um tempinho aprendendo juntos.


CEAK News - Agradecemos a prévia que você nos trouxe e até o dia 29 de março, de 14 às 17 horas, no Seminário que será oferecido no Centro Espírita Allan Kardec, de Holambra.  Até lá!